A Escola de Governo do Maranhão-EGMA/SEGEP, por meio do Programa de Qualificação do Servidor Público Estadual para 2012, realizou no período de 20 a 31 de agosto o curso de Educação Ambiental, cujo objetivo foi principalmente contribuir com a melhor compreensão dos problemas que envolvem a preservação do meio ambiente.
Além dos aspectos teóricos, o curso realizou atividades e ações programadas, com a finalidade de sensibilizar os participantes sobre a importância e a necessidade da conservação do meio ambiente. Durante o período de realização do curso, os alunos tiveram a oportunidade de visitar o Parque Botânico da Vale do Rio Doce e as praias do município de Raposa, onde além de compreender os aspectos conceituais do curso, refletiram sobre as questões pertinentes ao meio ambiente social sustentável, analisando e entendendo as diferenças básicas entre espécie, população, comunidade e ecossistemas.
No encerramento do curso foi montado um mural com cartazes elaborados pelos alunos retratando a realidade socioambiental. Também foi apresentado por uma representante um projeto elaborado pela turma que sugere a redução de copos descartáveis e o uso de papel reciclado pela EGMA, que foi recebido pelo diretor Carlos Henrique Ribeiro Paixão, que parabenizou a iniciativa da turma e o trabalho da instrutora. Ao término do curso foi grande a satisfação demonstrada com o aprendizado, “O curso fez com que ampliássemos nossa concepção sobre o meio ambiente, trouxe-nos muito conhecimento sobre os impactos causados pelo homem, fazendo-nos adquirir uma nova postura”, relata a aluna Flaviane Rocha.
Na opinião da instrutora Adriana Nascimento, o curso possibilitou aos alunos conhecimentos para adotar novos comportamentos, por meio de ações transformadoras e com uma consciência ecologicamente correta. Em sua opinião os servidores participantes saem deste curso, motivados e capacitados para elaborar projetos ambientais a partir dos conhecimentos adquiridos. Sobre a metodologia usada, a instrutora relata: “O primeiro passo foi sensibilizá-los para as questões ambientais e dar ferramentas necessárias para que se tornem multiplicadores de idéias, que contribuam para adoção de atitudes ambientalmente corretas”.
Os servidores interessados em participar dos cursos ofertados podem ter acesso a ficha de inscrição por meio do site da EGMA, que depois de preenchida deve necessariamente ser assinada pela chefia imediata e entregue na sede da Escola de Governo. Vale lembrar que no processo de inscrição, o servidor deve entregar também o Termo de Compromisso, que é um documento, por meio do qual o servidor declara estar ciente de seus deveres quando se habilita ao curso do qual irá participar.
Por Cássia Freitas
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI