10/05 20:34

EGMA participa da entrega de 740 motores para trabalhadores do setor pesqueiro de 40 municípios maranhenses

 

O diretor da Escola de Governo do Maranhão, Odair José, participou na manhã dessa sexta-feira (10), da cerimônia de entrega de 740 motores, além de materiais de pesca, para trabalhadores de 40 municípios que trabalham com a atividade pesqueira de forma artesanal no Maranhão. A solenidade ocorreu no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, promovida pela Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres). Participaram do ato, secretários de Estado, prefeitos e representantes de organizações de atividade pesqueira do estado.

“Este é o caminho para o desenvolvimento. É uma entrega expressiva, mostrando nossa preocupação com aqueles que trabalham. Temos o segundo maior litoral do país e bacias hidrográficas importantes”, afirmou Flávio Dino.
Odair josé parabenizou o governador Flávio Dino e o secretário do Trabalho e da Economia Solidária, Jowberth Alves, pela iniciativa. “É muito gratificante acompanhar o êxito de projetos como esse, pois sabemos que o maior objetivo em todas essas ações é entregar à população obras e serviços de excelência. O setor pesqueiro está sendo beneficiado hoje, mas essa entrega reflete o interesse e a valorização que a gestão estadual tem com o povo do Maranhão”, comemorou.

Os equipamentos foram entregues a organizações de regiões com potencial pesqueiro artesanal no estado (colônias, associações e sindicatos). A iniciativa integra o projeto TrabPesca, que tem como objetivo apoiar entidades representativas dos pescadores, colônias, associações e sindicatos com equipamentos motorizados de pesca em substituição ao transporte manual, gerando rapidez e melhoria da infraestrutura pesqueira e aumento da produtividade e da renda, e, ainda, fortalecendo o associativismo.

Valmir de Oliveira Fernandes, da Associação de Pescadores e Catadores de Caranguejo de Araioses, esteve na cerimônia: “Nossa associação não tinha motor e passou a ter agora com o Flávio Dino. Vai dar vida para os catadores de caranguejo, que são sofredores. Agora encontramos esse apoio e vai dar vida para a gente”.

Qualificação para o Trabalho

Além dos motores para incremento da pesca artesanal, também foram entregues certificados a alunos que concluíram cursos nas áreas de Mecânica e manutenção de motos, Confecção de redes em brim com varandas, Pintura em tecido, Doces e salgados e Panificação e confeitaria.
Ao todo, mais de 70 alunos concluíram os cursos, realizados a partir de parcerias com instituições públicas e organizações sociais em São Luís.

Os cursos foram realizados no âmbito do Programa Mais Qualificação para o Trabalho, que oferta cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) com carga horária de 80 a 200 horas, atendendo demandas do mercado de trabalho local e da população economicamente ativa com maior vulnerabilidade, promovendo a inclusão social e a inserção no mundo do trabalho.

Contatos

contatos

Av. Vitorino Freire, 1969
Areinha
São Luís - MA

CEP: 65030-015

Telefones:

(98) 3218-6306
(98) 3218-6308

E-mails:

ouvidoria@egma.ma.gov.br
diretoria@egma.ma.gov.br

Links Úteis
Localização

localização