O projeto de instalação do estúdio audiovisual da EGMA faz parte das políticas do Governo do Maranhão para modernizar, agregar novas ferramentas audiovisuais e ampliar o acesso a ações para a formação e qualificação dos servidores do Estado, além de propor uma programação variada todos os dias da semana, por meio das mídias sociais para os servidores e à população maranhense.
“A qualificação do servidor é absolutamente indispensável na medida em que é ele que faz a entrega efetiva da política pública. É por isso que, nesses 30 anos, temos buscado novas formas de ampliar o acesso dos servidores à EGMA. Este estúdio vai propiciar formação continuada para todo o Maranhão, tanto dos servidores públicos estaduais, quanto municipais”, afirmou Leuzinete Pereira, diretora da EGMA.
Novos cursos
Ainda como parte da abertura dos 30 anos de programação, foi lançado o edital para a 3ª turma da especialização em Gestão Pública. Também foi celebrada uma parceria do órgão para cursos e certificações com o Detran.
“Por meio dessa parceria com a EGMA vamos fazer a capacitação dos nossos servidores do Detran, das Ciretrans e dos postos avançados que estão espalhados por todo o estado. O Detran tem mais de mil servidores e a capacitação vai ocorrer de acordo com as reais necessidades do órgão. Nossa meta principal é melhorar o atendimento ao público, toda a parte de procedimentos, entre outros serviços”, informou Diego Rolim, diretor-geral do Detran.
Estúdio
O estúdio inaugurado nesta quinta-feira (14) vai permitir a gravação de conteúdo para EAD e a gravação e transmissão ao vivo de programas que serão transmitidos on-line, de segunda-feira a sexta-feira, no formato podcast. Os programas serão exibidos semanalmente, mas ficarão disponíveis no canal da EGMA no YouTube, e em um aplicativo que ainda será disponibilizado.
“A inauguração do estúdio vai potencializar as nossas atividades, principalmente na esfera dos cursos à distância, como vai também ofertar ao servidor público uma programação 24 horas no ar e todos os dias da semana”, disse Wagner Costa, supervisor pedagógico da EGMA e responsável pelo projeto do estúdio.
Outra novidade que chega com a inauguração do estúdio é a EGMA TV. A grade conta com 15 programas que tratarão dos mais diversos temas, valorizando e divulgando o funcionalismo público, as ações dos diversos órgãos que compõem o Governo Maranhão, a cultura maranhense, saúde e bem-estar, os direitos dos cidadãos, tecnologia e informação, entre outros. A grade completa, bem como os dias e horários de exibição de cada programa, serão divulgados em breve pela EGMA.
Sobre a EGMA
A Escola de Governo do Maranhão (EGMA) é uma instituição governamental, integrante da estrutura organizacional da Secretaria de Estado da Gestão, Patrimônio e Assistência dos Servidores do Maranhão (SEGEP). Oferece formação e aperfeiçoamento aos servidores públicos estaduais do Maranhão, cabendo-lhe também o desenvolvimento de novos produtos, serviços ou processos destinados a tecnologias de gestão que aumentem a eficácia e a qualidade dos serviços prestados pelo Estado aos cidadãos.
A Escola foi criada inicialmente como Escola de Gestão Pública do Maranhão (EGP-MA), por meio do Decreto Nº 14.203, de 04 de outubro de 1994, e regulamentada pelo Decreto Nº 15.038, de 8 de maio de 1996. O Decreto Nº 17.358, de 15 de junho de 2000, alterou a nomenclatura para Escola de Governo do Maranhão (EGMA) e, atualmente, é regulamentada pelo Decreto Nº 28.772, de 13 de dezembro de 2012, que trata do Regimento Interno da SEGEP.
A universalização da oferta das atividades formativas da EGMA também foi uma prioridade de atuação por meio da criação e implementação da EGMA Virtual – Plataforma de Ensino a Distância (2019), da ampliação da esfera de atuação para servidores municipais (2023), e do pioneirismo em ações como a especialização em Gestão da Cultura Maranhense (2023).
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI