Durante o encontro, foram estabelecidas responsabilidades referentes a cada uma das instituições envolvidas. À Defensoria, por meio da ESDPE, caberá além de disponibilizar instalações, infraestrutura e equipamentos adequados à execução dos cursos e coordenação local, além de monitorar e secretariar as atividades constantes no Plano de Trabalho. À EGMA cabe a seleção e contratação de profissionais especializados para exercer a função de instrutores dos cursos estabelecidos no convênio, confecção, registro e emissão de certificados em conjunto com a ESDPE E DPE.
Aldy Mello Filho, afirmou que os cursos a serem ofertados em parceira com a EGMA, foram criteriosamente escolhidos, de acordo com o plano de desenvolvimento institucional da ESDPE, com vistas a atender às necessidades de qualificação profissional do quadro de servidores, defensores e estagiários. Serão ofertados cursos de elaboração de termos de referência, licitações e contratos, inteligência emocional, atendimento de qualidade ao cidadão, gestão de pessoas e relações interpessoais, dentre outros.
Para Cristiano Santana, diretor da Escola Superior da Defensoria, “a parceria com a EGMA pontecializará ainda mais as ações da ESDPE”. O diretor da Escola de Governo do Maranhão acredita que: “a modernização do serviço público depende, em parte, da maturidade dos gestores, no sentido de acreditar que as parcerias fortalecem e contribuem para busca de soluções que dinamizem as ações e os resultados das instituições”. Paixão afirma ainda que, o mais importante para a EGMA, que faz parte da estrutura organizacional da Secretaria de Estado da Gestão e Previdência (SEGEP), é cumprir sua missão institucional, ou seja, estimular o desenvolvimento das potencialidades dos servidores e criar bases estratégicas de aprendizagem continuada com foco na profissionalização do serviço público.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI