
A Escola de Governo do Maranhão (EGMA) realizou nesta quinta-feira (5), o encerramento do II Seminário de Modernização da Gestão Pública com o tema “Inovação em Governo: Desafios e Perspectivas”. O evento foi transmitido ao vivo através da Plataforma Sympla e reuniu 214 participantes, dentre servidores, palestrantes e comunidade.
A mesa de abertura realizada na quarta-feira (3) contou com a presença do diretor da Escola de Governo, Prof. Odair José, apresentação do Diretor da WeGov, André Tamura, além da participação do Coordenador da Inovação e Modernização da EGMA, Oscar Adelino.
O diretor da Escola de Governo, Prof. Odair José Neves, deu as boas-vindas aos participantes e destacou a importância de fortalecer a atuação da EGMA no campo da inovação. “É com muita satisfação que realizamos o nosso segundo seminário sobre a modernização da gestão pública. Esse é um tema muito importante para todos nós e estamos trabalhando para a implantação e do LABIGOV, que é o Laboratório de Inovação em Governo, onde vamos trabalhar, juntamente com a FAPEMA, SEATI, SECTI e outros parceiros para desenvolver soluções para os problemas do Estado por meio de metodologias inovadoras e prototipagem de projetos”, afirmou.
No primeiro dia de evento, os participantes assistiram as palestras “Inovação em Governo: Desafios e Perspectivas, ministrada pela Vice-Diretora de Inovação da ENAP, Roberta Saita e “A Cultura de Inovação em Governo e suas Tendências, ministrada por Pedro Cavalcante do Instituto Nacional de Pesquisa Aplicada- IPEA e “Inovação a Serviço: Como os Laboratórios estão Entregando Valor em Tempos de Pandemia”, ministrada pelo diretor da WeGov, André Tamura.
A servidora da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), Daniela Sales comemora a participação no seminário. “Foi muito importante participar do seminário, pois é mais uma forma de aprimoramento profissional, além de nos permitir mudar aquele estigma de servidor público burocrático e entrar numa nova forma de fazer gestão pública, de uma forma mais tecnológica e inovadora”, comemorou.
A proposta do seminário de oferecer um espaço para troca de experiências em inovação em gestão pública, foi aprovada por Pedro Thaylan Oliveira, chefe da Assessoria jurídica da EGMA. “O seminário além de trazer muitos exemplos de inovação no serviço público, provocou os participantes à leitura, à busca de alternativas e o desejo de fazer mais e melhor o seu trabalho”, afirmou.
Além das palestras, os servidores acompanharam a apresentação dos convidados Leandro Franco, superintendente de Políticas de Inovação da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), Marizaura Camões, coordenadora-Geral de Inovação) e Paulo Roberto do Pequi-Lab sobre os laboratórios de inovação e os impactos na gestão pública.
O segundo dia do seminário contou com a apresentação do Prof. Dr. João Batista Bottentuit que convidou os participantes para a palestra “Inovação no Serviço Público: Ferramentas e Metodologias”, ministrada pela Profa. Ma. Ádilla Marvão do Instituto Federal do Maranhão-IFMA.
Segundo ela, o seminário foi de grande impacto, pois trouxe pautas relevantes de discussões nacionais e de diversos ecossistemas de Inovação do Brasil sobre as inovações especificas do setor público. “Os conteúdos foram muito enriquecedores e fico muito feliz de ter participado desse evento, passando e adquirindo conhecimentos. Quero participar de todos que houverem no futuro”, comemorou.
Os participantes também assistiram a palestra: “Serviço Público para o Futuro: Um Novo Olhar Sobre o Prisma da Inovação”, ministrada pelo Prof. Dr. Daniel Lima Gomes Júnior, diretor da Agência IFMA de Inovação – Fábrica de Inovação. Além da apresentação de Projetos de Transformação Digital na Gestão Pública com os cases de Ricardo Gonçalves, Gestor de Projetos do ÍrisLabGov do Ceará e Nara Caliman Diretora do Lab.Ges do Espirito Santo.
O encerramento aconteceu com a apresentação da “Mesa-redonda: Governo Digital e Cidadania” que contou com a apresentação de Dalila Ramalho coordenadora de Operações da Colab.re, Leandro Costa-secretário adjunto de Tecnologia da Informação- SEATI, Leandro Costa e Luanna Roncaratti, Gestora do Ministério da Economia.
Os servidores públicos estaduais receberão via e-mail, certificado pela participação no evento. O conteúdo ministrado ficará disponível no YouTube da EGMA Virtual e os participantes receberão ainda um material com o balanço e do evento.
Texto: Iza Ribeiro (Ascom EGMA)
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI