No mês do Servidor, o Governo do Maranhão realiza mais uma edição da Oficina do Programa Paternidade Responsável, no dia 20 de outubro de 2017. Com o tema “Paternidade Responsável: a importância da informação na construção da relação afetiva familiar”, a capacitação acontecerá no horário das 9h às 12h, na sede da Escola de Governo do Maranhão (EGMA), localizada na Av. Vitorino Freire, 1969, bairro da Areinha, São Luís – MA. Os pais servidores interessados já podem fazer a inscrição online clicando aqui!
O Programa Paternidade Responsável baseia-se na Lei nº 10.464/2016, regulamentada pelo governador Flávio Dino, que trata da licença-maternidade e paternidade dos servidores públicos estaduais. Coordenado pela Secretaria de Estado da Gestão e Previdência (SEGEP), o programa oferece, mensalmente, a oficina aos pais servidores, a fim de capacitá-los acerca dos direitos garantidos com a lei.
De acordo com a Lei, a licença-paternidade, que possuía um prazo de cinco dias (5), poderá ser prorrogada por mais quinze (15) dias, desde que o interessado comprove participação em atividade ou programa de paternidade responsável promovido pela Segep. Depois de participar da oficina na Escola de Governo, o servidor terá que apresentar requerimento comprobatório junto à Segep, em até 2 (dois) dias após o parto, adoção ou obtenção de guarda judicial.
“A ampliação da permanência em casa, proporciona ao pai servidor público, a oportunidade de acompanhar a passagem dos primeiros dias pós-nascimento, relevantes tanto para a criança, quanto para a mãe. Pensando nisso, é que a oficina trabalha o lado jurídico, social e do acompanhamento da saúde do bebê”, ressaltou Ceiça Nascimento, diretora da EGMA.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI