A formação é fruto de solicitação feita através do Orçamento Participativo e acontece a partir do dia 9 de agosto.
A Escola de Governo do Maranhão (EGMA) está com inscrições abertas para o curso “Gestão Pública Municipal” direcionado aos servidores públicos municipais que possuam nível superior e que atuam no exercício de atividades gerenciais nos municípios da Região do Gurupi.
O curso tem carga horária de 80 horas e será dividido em três módulos com temáticas relacionadas à Gestão Pública com ênfase nos aspectos da gestão pública municipal. As aulas serão ofertadas por videoconferência na plataforma EGMA Virtual, com direito a certificado.
Serão contemplados servidores dos seguintes municípios: Turiaçu, Turilândia, Governador Nunes Freire, Carutapera, Centro Novo do Maranhão, Maracaçumé, Cândido Mendes, Maranhãozinho, Centro do Guilherme, Godofredo Viana, Boa Vista do Gurupi, Amapá Do Maranhão, Luís Domingues e Junco do Maranhão.
MÓDULOS
SAIBA COMO SE INSCREVER
Os servidores interessados em participar dos cursos devem seguir as etapas abaixo:
ORÇAMENTO PARTICIPATIVO
O orçamento participativo é um mecanismo governamental de democracia participativa que permite aos cidadãos influenciar ou decidir sobre os orçamentos públicos. O processo do Orçamento Participativo ocorre desde 2015, contemplando todo o Maranhão a partir de territórios que englobam os 217 municípios.
As escutas territoriais possibilitam a elaboração de propostas, relacionadas à saúde, educação, agricultura, infraestrutura, saneamento e assistência social entre as áreas mais demandadas e votadas pelas comunidades.
PROGRAMA PROMUNICÍPIOS
As formações fazem parte do Plano de Capacitação executado em parceria com a Secap para ofertar qualificação técnica aos servidores municipais dentro da agenda de Trabalho do Programa Promunicípios, coordenado pela Secretaria de Articulação Política (SECAP).
Texto: Iza Ribeiro (ASCOM EGMA)
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI