
O Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da UFMA divulgou o resultado final do seletivo para a turma especial de mestrado em parceria com a Escola de Governo do Maranhão (EDITAL AGEUFMA Nº 53/2023). Os trinta servidores públicos aprovados iniciarão as aulas presenciais nas instalações da EGMA a partir de março. Os novos alunos do executivo estadual terão atividades de acolhimento a partir do dia 05 de março com aula inaugural prevista para o dia 08 nas instalações da EGMA no turno matutino. As matrículas poderão ser realizadas entre os dias 26 de fevereiro a 01 de março de forma online com detalhes que serão repassados pela UFMA.
A Diretora da EGMA, Leuzinete Pereira, explica que investir na formação é também investir na melhoria dos serviços prestados. “Servidores cada vez mais qualificados entregam políticas públicas melhores à população, esse é um compromisso do governo Brandão. É por isso que, com muito zelo, concluímos essa inédita parceira com a UFMA ao mesmo tempo que daremos encaminhamento a outras parcerias e pós-graduações que anunciaremos nos próximos meses” reforçou a gestora da EGMA.
DADOS DO SELETIVO
Dentre os aprovados na turma pioneira, 60% são mulheres e 17 órgãos tiveram representantes, destaque para 7 da área da Segurança Pública, sendo quatro da Polícia Militar, uma da Polícia Civil, uma do Instituto de Criminalística e uma do Corpo de Bombeiros Militar.
Em seguida, os órgãos de origem com maior número de classificados foram a SEDUC (3), SEFAZ (3), STC (3), CAEMA (2), EMSERH (2) e SEAD (2). Outros órgãos tiveram um candidato classificado cada um DETRAN, FUNAC, PROC GERAL, SECMA, SEDES, SEGOV, SEPLAN e SES.
Ainda sobre os aprovados, 60% dos classificados têm formação inicial em Direito, a segunda maior frequência de área de formação entre os classificados é o Serviço Social, com 2 classificados. As demais 10 vagas foram ocupadas por classificados oriundos de outras 10 áreas de formação.
A coordenadora da turma especial de Mestrado em Políticas Públicas, Profª Drª Lilia Penha Viana Silva, explica sobre a parceria com a EGMA e o desempenho dos candidatos. “As provas escrita e oral foram realizadas no prédio da EGMA com o apoio incondicional da instituição parceira, que garantiu que as referidas etapas transcorressem sob condições de normalidade, conforto, seriedade e segurança. Foram 122 inscritos e a média das notas da prova escrita e da prova oral foi de 8 pontos, o volume de inscrições a qualidade dos trabalhos nos surpreendeu positivamente” pontuou a professora.
A pós-graduação foi avaliada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES com conceito máximo 6 (seis) que expressa excelência constatada em nível internacional.
O curso de Mestrado Acadêmico terá duração de 24 meses e abordará Linhas de Pesquisa com temas sobre Políticas Públicas, Movimentos Sociais, Políticas Sociais e Programas Sociais.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI