A Escola de Governo do Maranhão (EGMA) promoveu, na sexta-feira (8), palestra sobre ‘Transparência e impessoalidade na Administração Pública’, para os servidores públicos estaduais inscritos no Curso ‘Aperfeiçoamento e Atualização nos Fundamentos e Procedimentos da Administração Pública’. Ministrada pelo juiz federal da 4ª Região, Jurandi Borges Pinheiro, a conferência marcou o início do segundo módulo da capacitação, oferecida na modalidade Ensino à Distância (EaD), por meio de parceria do Governo do Maranhão com o Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP).
“Mais voltado para a prática do serviço público, o segundo módulo, sobre Procedimento e Processo Administrativo, será um momento motivacional do curso, por abordar situações do dia a dia do servidor”, comentou a diretora da EGMA, Ceiça Nascimento.
“A palestra aborda um tema bastante em evidência hoje”, observou o conferencista Jurandi Borges Pinheiro, referindo-se às questões da transparência e impessoalidade na administração pública. Ele discorreu sobre o assunto, destacando a razão e utilidade prática das informações, além de também fomentar a cultura da transparência e impessoalidade dos atos administrativos.
Para o auditor estadual de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado, Alexandre Antônio Vieira Vale, a capacitação tem sido fundamental. “A modalidade de ensino à distância é mais uma alternativa que o servidor dispõe, hoje, para aprimorar os seus conhecimentos e utilizá-los no ambiente de trabalho. As palestras também são importantes, no sentido de manterem a motivação dos alunos, possibilitando que estes interajam com profissionais altamente qualificados, que vêm compartilhar o seu conhecimento”, ressaltou Alexandre.
“A EGMA está de parabéns pelo trabalho que vem fazendo. Esse tópico do curso só vem a acrescentar no nosso dia a dia, nas repartições. Sem falar que o IDP é uma instituição de bastante credibilidade e o curso é muito bom. Capacitação e qualidade são o que nós, servidores, viemos buscar neste curso e iremos levar para os nossos órgãos”, afirma Fernanda Moraes, ouvidora da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado do Maranhão.
No segundo momento do evento, após a palestra, foi feita uma dinâmica de grupo e um alinhamento do curso, que resultou em um documento a ser encaminhado para o IDP. As palestras são disponibilizadas em plataforma online do instituto, aos servidores inscritos no curso.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI