PROFA. DRA. LEUZINETE PEREIRA DA SILVA
Filha de seu Brígido (já falecido) e dona Eva, a professora Leuzinete Pereira da Silva foi alfabetizada em casa, no povoado Fortes, município de Pastos Bons – MA. Sua história de vida pessoal é uma comprovação do poder transformador da educação, razão pela qual pautou, com destaque, sua trajetória profissional na área educacional.
Professora de formação, Leuzinete Pereira é graduada em Filosofia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), especialista em Supervisão Escolar (Universidade Cândido Mendes-UCAM-RJ) e Inspeção Escolar (Universidade Estadual do Maranhão-UEMA), mestra em Economia pela (Universidade Federal de Pernambuco-UFPE) e doutora em Ciências da Educação (Universidad Americana/UA).
Ao lado de um grupo de intelectuais do sertão maranhense, em 2005 fundou a Academia de Letras, História e Ecologia da Região Integrada de Pastos Bons, ocupando a cadeira de número 12.
Com larga experiência na educação básica e superior, tem mais 20 anos de atuação na área educacional. Foi docente da UEMA e UFMA; professora da Universidade CEUMA, instituição onde já coordenou cinco cursos de graduação, do estágio geral da IES, pós-graduação entre outras funções, como implantar o primeiro Campus da Universidade fora de São Luís (Bacabal-MA).
Obteve aprovação em sete concursos públicos das esferas Federal e Estadual.
É professora e supervisora escolar concursada da rede estadual de ensino do Maranhão. Além da docência, atuou como técnica, Superintendente de Educação Básica e Secretária Adjunta de Ensino da Secretaria de Estado da Educação – SEDUC até 2014. No ano seguinte, passou a integrar a Associação de Ex-gestores Estaduais de Educação, onde exerceu a função de Primeira Tesoureira e, em seguida, eleita Secretária Executiva da entidade.
De 2015 até março de 2022, foi Assessora Especial do então vice-governador do Maranhão Carlos Brandão, contribuindo tecnicamente nas agendas governamentais estratégicas, a exemplo das ações dos Consórcios da Amazônia Legal e Brasil Central, GCF Task Force (tornando-se Delegada desde 2015) e acompanhando o governo em diversos países da América do Norte, Europa e Ásia, em missões de articulações para o desenvolvimento socioeconômico do Maranhão com sustentabilidade. De abril de 2022 a fevereiro de 2023, a convite do governador Carlos Brandão, foi Secretária de Estado da Educação do Maranhão. Em março de 2023 assumiu a Direção da Escola de Governo do Maranhão – EGMA, onde seguirá lutando pela educação, sempre mantendo elevado senso de responsabilidade e comprometimento, respeito às pessoas e zelo com a coisa pública.