A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), realizou na manhã desta segunda-feira (6), no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, a abertura da programação do Novembro Azul, campanha nacional de prevenção ao câncer de próstata. A mesa de abertura apresentou o cenário do Maranhão no âmbito da saúde do homem e trouxe palestras para um auditório formado, essencialmente, de servidores e policiais militares.
A diretora da Escola de Governo do Maranhão (EGMA), Ceiça Nascimento apresentou um painel sobre o Programa Paternidade Responsável, baseado na Lei nº 10.464/2016, regulamentada pelo governador Flávio Dino, que trata da licença-maternidade e paternidade dos servidores públicos estaduais.
Ceiça Nascimento explicou sobre a importância do programa instituído pelo Governo do Maranhão e materializado através da oficina: “Paternidade Responsável: a importância da informação na construção da relação afetiva familiar”, realizada mensalmente na EGMA.
A diretora da EGMA explicou que de acordo com a Lei, a licença-paternidade, possuía um prazo de cinco dias (5), podendo ser prorrogada por mais quinze (15) dias, desde que o interessado comprove participação em atividade ou programa de paternidade responsável promovido pela Segep. Depois de participar da oficina na Escola de Governo, o servidor deve apresentar um requerimento comprobatório junto à Segep, em até 2 (dois) dias após o parto, adoção ou obtenção de guarda judicial.
De janeiro a outubro de 2017, já foram capacitados 359 pais servidores através da oficina “Paternidade Responsável: a importância da informação na construção da relação afetiva familiar”, realizada na sede da EGMA.
ATIVIDADES
Ao longo do mês, a SES realizará atividades educativas e ofertará serviços para incentivar os cuidados com a saúde do homem e prevenção do câncer de próstata, foco principal da campanha conhecida como Novembro Azul.
Atendimento
A rede estadual de saúde dispõe de um amplo serviço de atendimento voltado à saúde do homem. Em São Luís, entre as unidades que realizam atendimento ambulatorial urológico estão Centro de Especialidades Médicas Pam Diamante, Centro de Saúde Dr. Genésio Rêgo e Hospital Aquiles Lisboa. O Hospital de Alta Complexidade Dr. Carlos Macieira realiza atendimento ambulatorial e realiza cirurgias urológicas, somente de pacientes regulados. Já o Hospital de Câncer do Maranhão oferta consultas e cirurgias na área de câncer de próstata.
No interior, realizam atendimento ambulatorial na especialidade de urologia: Hospital Alarico Nunes Pacheco, Hospital Macrorregional Alexandre Mamede Trovão, Hospital Macrorregional Dr. Everaldo Ferreira Aragão, Hospital Macrorregional Dra. Ruth Noleto e Hospital Macrorregional Tomás Martins. Nas unidades também são ofertadas cirurgias urológicas, exceto no Hospital Alarico Nunes Pac.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI