A Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) e a Escola de Governo do Maranhão (EGMA), firmaram um convênio, na manhã desta sexta-feira (30), que visa à oferta de cinco cursos para servidores públicos estaduais na área da acessibilidade aplicada.
Os cinco cursos ofertados são: Curso de Formação de Formadores na área de Acessibilidade Aplicada; Curso de Formação em Acessibilidade Aplicada para os Servidores Estaduais; Curso de Prática em Língua Brasileira de Sinais; Curso básico de leitura e escrita no Sistema Braile e Curso de Audiodescrição. Desses, dois já estão com inscrições abertas no site da EGMA , são eles: Curso Básico de Leitura e Escrita no Sistema Braille, que vai de 16/09/2019 a 20/09/2019, no horário das 08:00 às 12:00; e o Curso de Libras Básico (módulo I), que acontece de 16/09/2019 a 20/09/2019 das 14:00 às 18:00.
Segundo o diretor da EGMA, Odair José, cerca de 25% da sociedade maranhense precisa de maior acessibilidade aos serviços públicos e, nesse sentido, a missão da Escola está sendo cumprida, pois prepara os servidores para que as políticas públicas cheguem à população.
A secretária adjunta da Pessoa com Deficiência da Sedihpop, Beatriz Carvalho, destaca a relevância dos cursos para a acessibilidade de comunicação, um direito fundamental que nem sempre é exercido por todos os cidadãos. Segundo ela, os cursos de braile, de audiodescrição e de libras aos servidores estaduais permitirão que pessoas com deficiência tenham acesso a informações de interesse público de forma mais eficiente e qualificada e com o devido respeito à diversidade humana.
Fonte: ASCOM SEDIHPOP
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI