Direcionado aos servidores públicos estaduais, a Escola de Governo do Maranhão (Egma) realizou, na quarta (9) e nesta quinta-feira (10), o curso “Iniciação à Retórica”, ministrado pelo professor doutor em Ciências da Comunicação da Universidade Nova de Lisboa, Rafael Gonçalo Pimentel Gomes Filipe.
Promovido em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (Ufma), o curso consistiu em três partes. A primeira discorreu sobre o renascimento da retórica em meados do século 20 e as razões de sua vitalidade crescente na atualidade.
A segunda parte se referiu à natureza multidisciplinar e pluralista da retórica, definindo-a e especificando suas principais funções. A terceira e última tratou, basicamente, das origens gregas e judiciárias e, também, da análise da retórica e dialética.
“A retórica é a arte do discurso persuasivo, surgida na Grécia antiga, e que continua sendo importante em nossos dias. Tem vastas implicações, mas, por não se constituir um discurso unilateral avassalador, permite o contraditório, tornando-se libertadora”, explicou Rafael Filipe.
O professor afirmou que a retórica pode dissuadir, evitando o uso da violência. Por isso, também, pode ser considerada civilizadora, pois ensina o pluralismo, o respeito, o cuidado com o outro. “Beneficia as relações interpessoais; daí sua importância para o serviço público que presta serviços sociais”.
A diretora da Egma, Janaína Lula, observou a relevância do curso para os servidores estaduais. “Nestes dois dias falou-se de um tema interessante para nós, servidores que lidamos com o público. Em vários momentos, no nosso trabalho, mesmo sem atentarmos, utilizamos a técnica da retórica”.
“Como faço parte da área jurídica, achei importante participar desse curso, uma vez que o tema envolve a persuasão e argumentação, cotidianamente utilizadas na advocacia”, disse Afonso Anchieta, lotado na Secretaria de Transparência e Controle.
Professora da rede estadual, lotada na Secretaria de Estado da Educação, Rosenilde Lindoso Viégas, reconheceu que a curiosidade a motivou. “Achei o tema interessante e, como ainda não tinha feito um curso nessa área, resolvi participar deste, que está sendo bastante proveitoso”. Para o policial militar e estudante de Direito, Diego Bezerra dos Santos Lima, o curso oportunizou a aquisição de conhecimentos.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI