200 certificados por dia, 15 termos de cooperação acordados e 85 municípios beneficiados com qualificações essas são algumas das ações positivas realizadas nos últimos meses pela nova gestão da EGMA
A Diretora da Escola de Governo do Maranhão, Leuzinete Pereira, que assumiu a chefia da EGMA em 4 de março, convidada pelo governador Carlos Brandão, apresenta balanço da sua gestão nos primeiros 100 dias à frente da pasta. Na lista estão o ineditismo de termos de cooperação e convênios, a negociação para oferta de cursos de especializações de mestrado e doutorado, além de parcerias que ampliam a qualificação dos servidores estaduais e municipais.
O QUALIFICA MARANHÃO já beneficiou servidores e gestores públicos com curso na área de Licitações/contratos de 4 regionais e 85 municípios. Até agosto, o programa chegará a 100% dos municípios maranhenses. O curso sobre a “Nova Lei de Licitações e Contratos – Lei 14.133/21” terá a carga horária de 46 horas, dividido em formato presencial e virtual, com certificação pela Escola de Governo do Maranhão (EGMA). O público alvo são prefeitos, secretários; presidentes de câmaras; servidores envolvidos na área de licitações e contratos; controle interno e assessoria jurídica.
A iniciativa é uma parceria com a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), o Mistério Público do Maranhão (MP/MA), o Tribunal de Contas da União (TCU), a União dos Vereadores e Câmaras do Maranhão (UVCM) e a Controladoria Geral da União (CGU).
200 certificados por dia – Desde março, a EGMA já certificou quase 2 mil pessoas em seus cursos regulares, abertos ao público e oferecidos em turmas fechadas nas parcerias com diversos órgãos. No começo de junho, foi ofertado curso de media training aos porta-vozes da Secretaria Estadual de Saúde. Essa foi a primeira turma em parceria com a SECOM. Em breve, esse treinamento será ofertado para outras secretarias e, também, a formação em mídias sociais e comunicação governamental para assessores de comunicação.
Um dos principais destaques na nova gestão é o volume de termos de cooperação acordados que passam de 15. “Alguns já foram assinados ou estão nos ajustes finais, muitos deles já deram frutos como o assinado com a UFMA que vai possibilitar a primeira turma exclusiva para 30 servidores no conceituado mestrado de políticas públicas da instituição. O edital terá inscrição gratuita e será lançado em breve pela UFMA” adiantou a professora Leuzinete Pereira.
Pós-graduações
Além do Mestrado da UFMA, a EGMA ofertará em breve mais uma turma da especialização em Gestão Pública e, de forma pioneira, a pós-graduação em gestão da cultura maranhense em parceria com a Fundação da Memória Republicana Brasileira-FMRB.
Estão em negociação, ainda, a pós-graduação em Educação Empreendedora para professores da rede estadual (parceria com o SEBRAE) e a Pós-Graduação em Planejamento Urbano para servidores estaduais e municipais (parceria com a SECAP) e o curso de Doutorado da área de saúde (parceria com a CEUMA).
Termos de Cooperação
Outro termos de cooperação que estão sendo dialogados são com o TRE para oferta de curso aos magistrados e demais servidores do Tribunal e cessão de sistema de tecnologia, com o TCE para formação aos municípios na área de orçamento, planejamento e prestação de contas, com a Defensoria Pública-DPE com formação continuada aos servidores voltadas para cidadania.
Já assinados estão, ainda, as parcerias com Secretaria da Mulher-SEMU e SEDIHPOP para cursos nas áreas de igualdade de gênero e educação antirracista nas instituições e com a SEPLAN para curso sobre PPA aos servidores de todos os órgãos estaduais.
A Escola de Governo ofertará curso de gestão educacional, requisito obrigatório para concorrer às eleições para gestor escolar, conforme prevê legislação estadual além de parcerias também com a Escola Ambiental, Escola do Legislativo e de Saúde Pública.
Teremos ainda parceria com a Escola de Música Lilah Lisboa para oferta de cursos de empreendedorismo na área de música aos professores/artistas maranhenses, com o IEMA na área de inovação, com a SAGRIMA na área de Piscicultura, dentre outros.
Outra novidade é o programa semanal de 30 minutos na RÁDIO TIMBIRA que aborda assuntos relacionados a formação, gestão, administração pública eficiente e que pode ser acompanhado toda terça-feira, às 15h.
“Sobre a presença em eventos, participamos pela primeira vez da AGROBALSAS com palestra e stand móvel e continuaremos ampliando nossa participação para divulgação da EGMA e das formações continuadas para nossos servidores públicos” finalizou a gestora da EGMA, Leuzinete Pereira.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI