Diretora da Escola de Governo, Ceiça Nascimento, participa do painel Trilhas e Competências – Gestão de Pessoas no Setor Público: desafios e práticas

O painel integrou a mesa de debates no encerramento da XI Semana de Administração da Universidade Federal do Maranhão.

Ocorreu na tarde de quarta-feira (1º), a solenidade de encerramento da XI Semana de Administração da Universidade Federal do Maranhão, no Centro Pedagógico Paulo Freire. Cujo tema “Trilhas e Competências: desenvolvendo pessoas e organizações”, permeou os debates realizados ao longo do seminário. O evento foi elaborado com o objetivo de oferecer a melhor experiência de aprendizagem com foco na gestão de pessoas, além de oferecer temáticas contemplando o caminho do mercado, das tendências da administração, trilha de liderança, estratégia e carreira.

O painel Trilhas e Competências – Gestão de Pessoas no Setor Público: desafios e práticas, formado pela Diretora da Escola de Governo do Maranhão, Ceiça Nascimento, o secretário de Saúde da Prefeitura de São Luís, Lula Fylho, por Raissa Padilha, chefe de Recursos Humanos da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular – SEDIHPOP e pela representante do Ministério Público Federal – MPF, Maryane Santana, abriu a mesa de debates do último dia de evento.

A diretora da EGMA, Ceiça Nascimento, apresentou projetos e ações desenvolvidos pelo Governo do Maranhão na Escola de Governo, além do balanço das capacitações realizadas pela gestão. Destaque para o edital Servidor Facilitador: Santo de Casa Faz Milagre, Programa Paternidade responsável, Prêmio Você faz a Diferença e o novo sistema de gestão de pessoas do Estado, o RenovaRH, implantado nesse ano.

Ceiça Nascimento destacou ainda, a implantação da Avaliação de Desempenho e Sistema de treinamento, que ficará a cargo da Escola de Governo a partir de 2018. A avaliação de desempenho é uma das ferramentas mais importantes no ambiente corporativo. Com ela, gestores podem tomar decisões, através da mensuração de resultados, além de traçar metas para o desenvolvimento das equipes e projetos.

Sobre a temática da Gestão Participativa, Ceiça Nascimento e Lula Fylho, concordaram que ouvir os colaboradores é sempre uma boa estratégia na gestão de pessoas. “Volto a citar o secretário Lula Fylho ao afirmar o quão é importante ouvir os nossos colaboradores. As ideias e projetos daqueles que formam nosso corpo técnico devem ser escutados com a devida atenção e se possível colocadas em prática, pois essa também é uma forma de valorização”, afirmou a diretora da EGMA, Ceiça Nascimento.

Além da palestra, a diretora da Escola de Governo e a coordenadora do curso de Administração, Adriana Araújo, conversaram sobre parceria futura entre o curso e a EGMA, com início previsto para o primeiro semestre de 2018.

Conceição Nascimento

Graduação em Gestão de Pequenas e Médias Empresas pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e graduação tecnológica em Gestão Empresarial pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Especialização em Gestão Estratégica de Pessoas pela Faculdade Atenas Maranhense (FAMA) e em Educação a Distância pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). Funcionária Pública desde agosto de 1992, lotada na Escola de Governo do Maranhão vinculada à Secretaria da Gestão e Previdência (SEGEP) onde atualmente exerce a função de Diretora. Tutora e Orientadora de Monografia dos Cursos de Administração e Especialização em Gestão Pública da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA.

A XI Semana de Administração da UFMA contou com o apoio da Prefeitura de São Luís, do Governo do Estado, da Ambev, do Sebrae-MA, São Luís Home Care e a Focus Consultas.

Sobre o curso

O Curso de Administração da Universidade Federal do Maranhão foi concebido como uma ferramenta para a formação do profissional voltado para o empreendedorismo, contribuindo para a transformação da realidade social, econômica e política do Maranhão, como explicou Adriana Araújo.

Fundado em 2007, o curso já formou 305 administradores ao longo desses dez anos. E tirou nota máxima na última edição do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade 2017). O curso foi o único a atingir tal feito no Maranhão, e se destacou também em nível nacional, uma vez somente 88 cursos do Brasil alcançaram a nota 5.

Fone:

Fax: