Além do Maranhão e do Ceará, participaram do encontro, que aconteceu nas dependências da Assembléia Legislativa do Ceará, as Escolas de Governo do Piauí, Rio Grande do Norte e Alagoas, além da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). No decorrer da programação as escolas dos estados ali representados tiveram espaço para fazer suas apresentações institucionais, onde na oportunidade falaram sobre suas missão, visão e acerca dos programas de capacitação que desenvolvem, bem como das metas, objetivos e as parcerias.
No segundo dia do encontro o destaque foi para a mesa de discussão que teve como tema: “Trabalhando em Redes, Avanços e Dificuldades”, onde estiveram participando do debate Ana Ghisleni – chefe da Escola de Formação Continuada do Rio Grande do Sul, a coordenadora da Escola de Contas Públicas do Tribunal de Contas de São Paulo – Silvana de Rose, o educador corporativo da Dale Carnegie Training – Élcio Zarpelon, e a diretora da Escola de Gestão Pública do Ceará, Lena Neiva.
Como fruto desse encontro e motivados pela discussão das experiências de trabalho em rede ali relatadas, foi sugerido, discutido e acordado, que as escolas presentes instituíssem uma Rede Nordestina de Escolas de Governo. Com a anuência de todas as instituições representadas, decidiu-se pela criação de um Grupo de Trabalho com representantes de cada uma das Instituições do Nordeste, para elaboração e posterior assinatura de um Protocolo de Intenções e outros encaminhamentos necessários à formalização da Rede.
Sobre o evento o diretor da Escola de Governo do Maranhão, Carlos Henrique Paixão afirma: “Foi muito gratificante para EGMA participar desse encontro. Fazer intercâmbio com outras instituições, conhecendo suas dificuldades e seus acertos é uma oportunidade para nos fortalecermos diante dos desafios. Trocar experiências, sempre motiva e nos leva a focar mais ainda em nossas metas e objetivos”.
Por Cássia Freitas
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI