05/05 8:44

Encerramento do I Encontro de Gestão no Tratamento Penal

O Governo do Maranhão encerrou, na quarta-feira (26), as atividades do I Encontro de Gestão no Tratamento Penal. O workshop, que é fruto de parceria entre a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e a Escola de Governo do Maranhão (Egma), teve o objetivo de alinhar os trabalhos em prol da reinserção social de presos, e institucionalizar ainda mais os procedimentos padrões na atividade carcerária.

Durante a cerimônia de encerramento, o secretário titular da Seap, Murilo Andrade de Oliveira, falou que o foco do evento foi melhorar ainda mais os serviços em favor da segurança e humanização no ambiente prisional. “O evento veio contribuir para que se tenha uma visão mais ampla de gerenciamento, e isso, com certeza, vai melhorar ainda mais os trabalhos que já vêm sendo feitos ao longo dessa nova gestão”, destacou o secretário.

Como forma de marcar o último dia do workshop, foram entregues mais de 460 certificados aos participantes que integram o quadro de profissionais das 37 unidades prisionais do estado. Entre os que receberam o documento estão os diretores gerais, diretores de atendimento e de segurança, e especialistas de cada um dos estabelecimentos penais, que a cada mês trabalham para estar entre os primeiros na lista dos melhores gestores prisionais.

A programação foi extensa nestes sete dias de evento. No último dia, por exemplo, houve o momento dos diretores gerais das unidades prisionais do estado com os secretários adjuntos de segurança, humanização e logística para tratar de questões concernentes às respectivas áreas, no intuito de dinamizar as ações. Na última etapa do evento, intitulada “Encontro com os Diretores Gerais”, houve um apanhado daquilo que ocorreu ao logo da programação.

Gestão de alvarás eletrônicos, segurança interna e externa, cadastro de visitantes, assistência à saúde e monitoração eletrônica foram alguns pontos tratados no decorrer do evento. Mais de 260 profissionais das áreas de segurança, humanização e Especialistas Penitenciários Jurídicos (EPJ’s) participaram do workshop, que se deu em três etapas. Na primeira etapa ocorreu o encontro dos diretores e especialistas de atendimento e humanização.

O encontro dos diretores de segurança com os secretários adjuntos foi o segundo momento; e a terceira foi o encontro dos diretores gerais das unidades carcerárias, etapa esta que culminou com elaboração de ações para fortalecer e alinhar os trabalhos desenvolvidos no sistema prisional do estado.

O evento foi coordenado pela Assessoria de Modernização Institucional (AMI), setor responsável pela realização de diagnóstico, planejamento, elaboração, propositura, implantação, auditagem, normas, fluxogramas, e procedimentos operacionais padrão referentes aos processos executados pela Seap.

Kelly Carvalho, chefe da AMI, falou sobre o workshop.  “O I Encontro de Gestão no Tratamento Penal se configura como um marco para o Sistema Penitenciário do Maranhão, na construção de um modelo de gestão capaz de atender à complexidade que é trabalhar em prol de uma política penitenciária, e que um dos objetivos é dar respostas eficazes à sociedade.”, concluiu Kelly Carvalho.

 

REDAÇÃO – Alan Jorge

FOTOS – Clayton Monteles

FONTE: http://www.seap.ma.gov.br

Contatos

contatos

Av. Vitorino Freire, 1969
Areinha
São Luís - MA

CEP: 65030-015

Fone:
(98) 3218-6304

Fax:

(98) 3218-6309

E-mails:

diretoria@egma.ma.gov.br
administracao@egma.ma.gov.br

Links Úteis
Localização

localização

Click to open larger map

Powered by Google Maps Widget