26/02 12:38

Escola de Governo do Maranhão realiza 2ª edição da Oficina Paternidade Responsável em 2018

Na manhã desta sexta-feira (23), foi realizada mais uma edição da “Oficina Paternidade Responsável, a importância da informação na construção da relação afetiva familiar”, na qual 30 novos pais servidores participaram da capacitação que ocorreu na sede da Escola de Governo do Maranhão.

O trabalho desenvolvido na Oficina Paternidade Responsável consiste nas seguintes etapas: a exibição de um vídeo explicando sobre a gestação do bebê; a explanação da legislação federal e estadual; a importância do papel do pai na educação do filho e no fortalecimento do convívio familiar; e a exposição acerca da gestação, do pré-natal e pré-natal do homem, da forma como este pode ajudar no parto, e da volta para casa com a mulher e o bebê.

O servidor Rafael Ferreira, da Polícia Militar do Maranhão, conta que será pai de gêmeos e a capacitação foi muito importante para sanar diversas dúvidas que ele enquanto pai de primeira viagem possuía. “É importante participar da oficina não só pelo certificado e a garantia da licença estendida, muitos que estão aqui também são pais de primeira viagem e assim como eu estão cheios de dúvidas e aqui temos a oportunidade de esclarecê-las”, afirmou.

 

 

Sobre o programa

O Programa Paternidade Responsável baseia-se na Lei nº 10.464/2016, regulamentada pelo governador Flávio Dino, que trata da licença-maternidade e paternidade dos servidores públicos estaduais. De acordo com a Lei, a licença-paternidade, que tem prazo de cinco dias, poderá ser prorrogada por mais quinze, desde que o interessado comprove participação em atividade ou programa de paternidade responsável. Coordenado pela Segep, o programa oferece, mensalmente, a oficina de capacitação aos pais servidores.

Para que o servidor tenha direito à prorrogação do prazo da licença-paternidade, ele deverá participar do Programa Paternidade Responsável cuja oficina é uma das exigências. Depois da participação no curso, o servidor terá que apresentar requerimento junto à Segep, em até 2 (dois) dias após o parto, adoção ou obtenção de guarda judicial, comprovando a sua participação na oficina realizada na Escola de Governo.

Fonte: Comunicação/EGMA
Contatos

contatos

Av. Vitorino Freire, 1969
Areinha
São Luís - MA

CEP: 65030-015

Telefones:

(98) 3218-6304
(98) 3218-6300

E-mails:

administracao@egma.ma.gov.br
diretoria@egma.ma.gov.br

Links Úteis
Localização

localização

Map

Click to open larger map

Powered by Google Maps Widget