Como parte das ações de internacionalização e fortalecimento da inovação, a Fundação Escola de Governo do Maranhão (EGMA) promoveu uma importante reunião virtual com representantes da República de San Marino e do Maranhão nessa quarta-feira, 23 de julho. O encontro teve como foco a identificação de oportunidades de negócios, investimentos e parcerias estratégicas entre o país europeu, gestores públicos e empresários maranhenses, reforçando a vocação global do estado.
A reunião contou com a participação de autoridades e lideranças empresariais de ambos os lados. Representaram San Marino a Diretora Comercial da Câmara de Comércio, Laura Fabbri; o coordenador de inovação do Instituto de Inovação, Giovanni Righi; e o professor Michele Angelo Tinagli Casarosa, responsável pela internacionalização da Universidade de San Marino com o Brasil e a América Latina. Do lado maranhense, participaram o Coordenador estadual de captação de recurso do Sebrae-MA, João Martins; a Superintendente de Mineração, Metalurgia, Petróleo e Gás, Letícia Maria Antunes do Carmo, e o assessor de relações internacionais da SEDEPE, Antônio Nunes; o presidente da AJE-MA, Felipe Mesquita; a Subsecretária de Estado de Indústria e Comércio, Karina Fonseca Lima e o assessor especial da Seinc, Expedito Junior, o secretário adjunto da SECTI, Saulo André de Andrade Lima; e Chefe da Assessoria de inovação e sustentabilidade da EGMA, Pierre Januário e a presidente da Fundação EGMA, Leuzinete Pereira, responsável pela condução institucional da agenda.
Durante a reunião, foram apresentadas as vantagens competitivas da República de San Marino, como seu sistema tributário simplificado (com alíquotas reduzidas e incentivos fiscais), localização estratégica na Europa, elevada qualidade de vida, segurança jurídica e foco em setores de alto valor agregado – incluindo tecnologia, saúde, farmacêuticos e serviços digitais. A agência “Official Business Gate”, estruturada em modelo público-privado, foi destacada como porta de entrada para investidores internacionais.
As lideranças maranhenses demonstraram interesse em explorar parcerias com foco em inovação, intercâmbio tecnológico, exportações e propriedade intelectual. O empresário e presidente da Associação de Jovens Empresários (AJE/MA), Felipe Mesquita (AJE-MA) reforçou o potencial de internacionalização de startups e soluções digitais maranhenses, enquanto o representante da SECTI apresentou iniciativas locais como o novo Parque Tecnológico com investimento de R$ 15 milhões.
A presidente da Fundação EGMA, Leuzinete Pereira, destacou que essa articulação é fruto da missão institucional realizada em maio à Europa, quando o Maranhão participou, de forma inédita, do Encontro Internacional da Rede de Escolas de Governo da OCDE, na Itália, e realizou agenda estratégica em San Marino.
“Nosso objetivo é abrir caminhos para que o Maranhão se conecte com o mundo. A Fundação EGMA está comprometida com a qualificação do serviço público, mas também com o fomento a um ambiente de inovação que projete o estado em novos mercados”, afirmou.
Como desdobramento do encontro, foi proposta a organização de novas reuniões e uma, possível, missão empresarial maranhense à República de San Marino, além da realização de workshops temáticos sobre internacionalização, incentivos fiscais e proteção de propriedade intelectual. A ideia é criar um canal permanente de diálogo e cooperação entre o Maranhão e San Marino, com foco no desenvolvimento sustentável e na inovação.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI