A Fundação Escola de Governo do Maranhão (EGMA) divulgou, nesta quinta-feira (9), o resultado parcial da 2ª Edição do Prêmio de Inovação na Gestão Pública – InovaGP 2025, com a relação dos projetos deferidos e indeferidos na Etapa I do processo seletivo.
A segunda edição do Prêmio registrou crescimento expressivo em relação a 2024, consolidando-se como uma das principais iniciativas de valorização das boas práticas na administração pública estadual. Foram 61 inscrições recebidas, número 97% maior que na edição anterior (31 inscrições). Destas, 55 foram deferidas e 6 foram indeferidas.
Além do aumento no número de inscrições, o InovaGP 2025 ampliou também a participação institucional: 31 órgãos e entidades do poder público submeteram projetos — um crescimento de 48% em relação a 2024, quando participaram 21 órgãos.
Incentivo à inovação no setor público
O prêmio Inova Gp, instituído pelo Decreto nº 38.266, de 2 de maio de 2023, visa estimular práticas inovadoras na gestão pública maranhense, reconhecendo ideias e projetos que contribuam para a melhoria dos serviços e o fortalecimento da cultura de inovação no setor público.
Nesta primeira etapa, foram avaliadas as inscrições submetidas conforme o Edital nº 003/2025 – EGMA. Os proponentes com projetos indeferidos poderão acessar a plataforma PATRONAGE para consultar os motivos de indeferimento e interpor recurso até o dia 17 de outubro de 2025, conforme cronograma do edital.
Representatividade institucional
Os trabalhos apresentados refletem a diversidade e o comprometimento dos órgãos públicos estaduais com a inovação. Entre as instituições participantes, destacam-se:
• IMESC, com 9 projetos apresentados;
• CAEMA, com 7;
• IPREV, SEAD, SEPLAN e STC, com 3 cada;
• EMSERH, IFMA, MAPA, SEAP, SES, SETUR e UEMASUL, com 2 cada;
• e com 1 projeto: CBMMA, FUNAC, IEMA, ITERMA, MOB, PMMA, Prefeitura de Bacabal, Prefeitura de Bom Jesus das Selvas, Prefeitura de Chapadinha, Prefeitura de Santa Luzia, SAGRIMA, SECAP, SECID, SEDUC, SEFAZ, SEGOV, SEMA, SEMAG e SETRES.
Próximas etapas
Com o resultado parcial divulgado, o InovaGP entra em sua segunda fase, que contemplará a avaliação técnica e a seleção dos finalistas. As etapas seguintes envolverão a análise de mérito e a apresentação pública das iniciativas classificadas, culminando na premiação dos melhores trabalhos inovadores do serviço público maranhense.
A cerimônia final de premiação, conhecida com o oscar da inovação maranhense, está prevista para o mês de dezembro.
A Fundação EGMA reforça sua missão de formar, inspirar e reconhecer o potencial transformador das equipes públicas, promovendo uma cultura de inovação que fortalece a gestão e amplia o impacto social das políticas públicas no Maranhão.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI