08/01 12:32

Governo do Maranhão encerrou 2018 com capacitação de servidores públicos ampliada

11142_palestra_fotos_marcio_sampaio_1_3041826223104702603

O Governo do Maranhão capacitou um total de 4.399 servidores públicos estaduais por meio de ações da Escola de Governo do Maranhão (EGMA) em 2018. Vinculada à Secretaria da Gestão, Patrimônio e Assistência dos Servidores (Segep), a EGMA ofereceu, no ano passado, diversas capacitações, como cursos, palestras e aperfeiçoamentos visando tornar a estrutura administrativa do Estado ainda mais eficiente, com servidores aptos e capacitados.

Para diretora da EGMA, Ceiça Nascimento, o número significativo de capacitações é resultado de uma política de gestão focada em resultados e nas pessoas. “Trabalhamos muito em 2018 para garantir a capacitação desses servidores públicos, pois entendemos que além de valorizá-los, isso implicará na qualidade dos serviços prestados à população”, ressaltou.

Segundo a diretora da EGMA, no ano passado foram abertas 102 turmas de capacitações para a realização de cursos de qualificação e aperfeiçoamento, palestras, inclusão digital e tecnologia da informação, encontros temáticos, projetos especiais, além dos cursos oriundos das capacitações da Política de Assistência Social, realizadas em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), que beneficiou 2.530 servidores.

PICS

Uma das novidades deste ano foram as Oficinas de Formação das Políticas das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), que integram o projeto de Qualificação e Aperfeiçoamento da Atenção Primária em Saúde, desenvolvidas por meio do Departamento de Atenção à Saúde da Família da SES. Os cursos de Reiki, Shantala, plantas medicinais e meditação foram desenvolvidos em parceria com a Coordenação Estadual de Práticas Integrativas e Complementares, capacitando 161 servidores públicos estaduais.

Paternidade Responsável

Um grande destaque na EGMA é o Programa Paternidade Responsável, fundamentado na Lei nº 10.464/2016, regulamentada pelo governador Flávio Dino, acerca da licença-maternidade e paternidade dos servidores públicos estaduais. O programa oferece, mensalmente, a oficina aos pais servidores, que são instruídos acerca dos direitos garantidos com a lei. Foram capacitados 508 pais servidores em 2018.

Prata da casa

A Escola de Governo também apoia a capacitação de seus servidores. Em 2018 a equipe financeira da instituição participou de diversas capacitações, dentre elas, cursos como ‘Retenção na Fonte de Tributos’, promovido pela Associação Brasileira de Orçamento Público (ABOP), e ‘Contribuições Sociais na Administração Pública’, promovido pela empresa Onix Capacitação profissional.

Os servidores participaram também da oficina de planejamento, desenvolvida pela Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), na qual foram capacitados acerca do processo de substituição dos sistemas de planejamento, execução orçamentária, financeira e contábil (SIAFEM, SIPLAN E SISPCA), por um sistema integrado, o SIGEF/MA.

Participaram ainda do Treinamento do SIGEF/MA, do curso de Procedimentos Contábeis Patrimoniais Aplicados ao Setor Público, realizado pela ABOP, além das oficinas intituladas Procedimentos Contábeis Aplicados ao Setor Público (PCO) e Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público, promovidas pelo Conselho Federal de Contabilidade (CRC).

Contatos

contatos

Av. Vitorino Freire, 1969
Areinha
São Luís - MA

CEP: 65030-015

Telefones:

(98) 3218-6304
(98) 3218-6300

E-mails:

administracao@egma.ma.gov.br
diretoria@egma.ma.gov.br

Links Úteis
Localização

localização

Map

Click to open larger map

Powered by Google Maps Widget