17/05/2024 9:34 pm

Maranhão celebra inovação na gestão pública com o Prêmio Inova GP e transformação da Escola de Governo em fundação

       

O Governo do Maranhão promoveu uma série de eventos marcantes para a administração pública estadual, nesta sexta-feira (17). O governador Carlos Brandão participou da cerimônia de entrega do Prêmio Inova GP 2024 e da assinatura do projeto de lei que transforma a Escola de Governo do Maranhão (Egma) em fundação.O Prêmio Inovação na Gestão Pública, também chamado de “Prêmio Inova GP”, criado pela Egma, visa incentivar e divulgar iniciativas inovadoras na administração pública estadual. O prêmio tem o objetivo de reconhecer e valorizar servidores que desenvolvem ações inovadoras, promovendo melhorias na gestão pública.27 trabalhos concorreram ao Prêmio Inova GP, com a participação de 67 servidores de diversas cidades e órgãos estaduais. O prêmio destacou-se por alinhar os trabalhos com o planejamento do Governo do Estado (PPA 2024-2027 e Plano Maranhão 2050) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).Na cerimônia, o governador Carlos Brandão destacou que o evento simbolizou um avanço significativo para a administração pública do Maranhão, celebrando a inovação e a eficiência na prestação de serviços à população, sobretudo, com a transformação da Escola de Governo do Maranhão (Egma) em fundação.“É uma data histórica! Completando 30 anos, a Escola de Governo será transformada em fundação. Significa dizer que ela terá mais capilaridade, mais acesso a recursos públicos e privados, é uma modernização do excelente trabalho que tem sido feito não só na qualificação profissional dos funcionários do estado, mas também dos municípios. O objetivo final é a prestação de um excelente serviço à população”, disse Brandão que também conheceu o recém inaugurado estúdio de gravação e EGMA TV na sede da escola.

A Diretora da Egma, Leuzinete Pereira, enfatizou a relevância do Prêmio Inova GP como ato de valorização dos talentos dos servidores que entregam, efetivamente, as políticas públicas para todos os maranhenses. Em sequência falou da expectativa da Egma como fundação.

“Este é o primeiro Prêmio Inovação na Gestão Pública. São duas categorias, sendo uma que trata das boas práticas existentes, com resultados já mensuráveis; e outra que trata dos projetos a serem implementados para a melhoria da gestão pública. Portanto, como parte do estímulo para uma gestão pública cada vez mais eficiente e entusiasmada, o governador assinou a minuta de projeto de lei, encaminhado à Assembleia, para transformar esta casa em uma fundação. Assim, teremos menos burocracia, mais celeridade, eficiência e oportunidades de atuação”, pontuou a Diretora.

O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev) foi premiado em 1º lugar na categoria de Projetos de Iniciativas inovadoras Implementáveis, por meio da proposta da Previdência Simplificada ao Acesso de Todos (Simpliprev). A presidente do Iprev, Raysa Queiroz, comemorou a conquista.

“Um dia de muita alegria, em primeiro, porque a Egma passa a ser considerada uma fundação, uma oportunidade para avançar na capacitação dos servidores. E aqui, o Iprev recebe o 1º lugar com um dos nossos grandes projetos, que é o Simpliprev, buscando trazer uma linguagem acessível a todos os beneficiários da Previdência estadual. Esse prêmio é dedicado a cada um dos nossos aposentados e pensionistas os quais servimos diariamente”, comemorou a titular do instituto.

A Maranhão Parcerias (Mapa), foi premiada em 1º lugar na categoria de Práticas Inovadoras de Sucesso, por meio da apresentação do trabalho Parceiros na Avenida: A (re)configuração do cenário carnavalesco maranhense através da cooperação intersetorial para a atração de investimentos em eventos culturais. A proposta trata do projeto-piloto dos camarotes privados no Carnaval do Maranhão 2024.

Para o presidente da Maranhão Parcerias, Cassiano Pereira Junior, o prêmio é um reconhecimento pelo trabalho bem-sucedido na cessão de áreas para instalação dos camarotes.

“Nós estamos muito felizes e gratos ao nosso governador Carlos Brandão por ter acreditado no projeto pioneiro dos camarotes no Carnaval do Maranhão 2024, no circuito Litorânea. Essa estratégia, realizada pela primeira vez em São Luís, trouxe resultados positivos como a geração de empregos e a destinação de recursos, fruto da parceria com a iniciativa privada, para as políticas públicas de saúde do Maranhão, começando pela Policlínica de São José de Ribamar, que teve a sala de fisioterapia adulto e infantil ampliada com esse recurso. Isso mostra o quanto a população tem a ganhar com essas parcerias”, afirmou.

A Secretaria de Estado da Comunicação (Secom) também participou do Prêmio Inova GP, com um projeto que visa um intercâmbio para inovação e juventude na Rádio Timbira, conforme explicou a assessora Cristiana Cerqueira.

“O nosso projeto visa fazer um intercâmbio para a inovação e juventude, a partir dos jovens da rede estadual de ensino e os profissionais maravilhosos que existem na Rádio Timbira. A gente pensou nessa intersecção e trocas de experiências para agilizar um rebranding para a Timbira, que antes era AM e agora é rádio FM. Nesse novo cenário, com a participação dos jovens, seria possível motivar essas pessoas a terem orgulho em fazer a comunicação do seu estado, fazendo do Maranhão um expoente, uma vitrine muito bacana”, explicou a comunicadora.

CONFIRA ABAIXO O RESULTADO FINAL COM OS VENCEDORES DA PREMIAÇÃO:

Resultado_final_do_Premio_inovagp_2024_para_DOEMA_v02_29_assinado

CATEGORIA
Práticas Inovadoras de Sucesso
PRIMEIRO LUGAR  – PARCEIROS NA AVENIDA. A (RE)CONFIGURAÇÃO DO CENÁRIO CARNAVALESCO MARANHENSE ATRAVÉS DA COOPERAÇÃO INTERSETORIAL PARA ATRAÇÃO DE INVESTIMENTOS EM EVENTOS CULTURAIS: O CASO DO PROJETO PILOTO DOS CAMAROTES PRIVADOS NO CARNAVAL DO MARANHÃO 2024 / MAPA – MARANHÃO PARCERIAS S/A
GUILHERME MELO GONÇALVES
LUCAS CUNHA
PEDRO VITAL
SEGUNDO LUGAR  – INOVAÇÃO E GARANTIA DE DIREITOS: A OFERTA DE PROFISSIONALIZAÇÃO NO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO DO ESTADO DO MARANHÃO / FUNAC – FUNDACAO DA CRIANCA E DO ADOLESCENTE
SORIMAR SABÓIA AMORIM
VANDERSON VIANA RODRIGUES
TERCEIRO LUGAR  – O USO DA FERRAMENTA POWER BI PARA ANÁLISE DE DADOS E APOIO A TOMADA DE DECISÕES DA SUPERINTENDÊNCIA NORTE DA CAEMA NO ANO DE 2023 / CAEMA
JOSÉ MIGUEL SERRA NETO
RAILSON SILVA RIBEIRO
FABIANA RIBEIRO CALDAS

CATEGORIA

Projetos de Iniciativas inovadoras Implementáveis

PRIMEIRO LUGAR– SIMPLIPREV – PREVIDÊNCIA SIMPLIFICADA AO ACESSO DE TODOS / IPREV

CLARA TEREZA BARROS LEDA CARVALHO
HILZA MARIA FEITOSA PAIXÃO
RAYSA QUEIROZ MACIEL

SEGUNDO LUGAR – GESTÃO DE RISCOS E DESASTRES NO ESTADO DO MARANHÃO: PROPOSTA METODOLÓGICA PARA IDENTIFICAÇÃO DAS ÁREAS SUSCETÍVEIS À INUNDAÇÃO / IMESC

RICARDO GONÇALVES SANTANA
VITOR RAFFAEL OLIVEIRA DE CARVALHO
GETÚLIO ESTEFÂNIO DUARTE MARTINS

TERCEIRO LUGAR – INOVANDO NA GESTÃO FINANCEIRA: APRENDIZADO DE MÁQUINA PARA ANTECIPAR RECEITAS PÚBLICAS EM SÃO LUÍS, MARANHÃO / UEMA

ANTONIO FERNANDO LAVAREDA JACOB JUNIOR
CLÁUDIA PATRÍCIA SILVA PIMENTEL

     

Fundação Escola de Governo do Maranhão – Fundação EGMA

CNPJ: 59.825.955/0001-20

Horário de Funcionamento: 08:00 ás 12:00 & 14:00 ás 18:00

Endereço

Rua da Estrela, n° 540 – Centro Histórico

São Luís – Maranhão

CEP: 65010-200

 

Contato

E-mails:

presidencia@egma.ma.gov.br
ouvidoria@egma.ma.gov.br

Telefone:

(98) 98407-4420 (Apenas ligação)

Whatsapp:

(98)-3190-6133 (Apenas Whatsapp)

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI