De forma simbólica, necessária e estratégica, o Governo do Maranhão, por meio da Fundação EGMA, lançou oficialmente a Pós-Graduação Lato Sensu em História e Cultura Afro-Brasileira e Caribenha. O evento ocorreu nessa quinta-feira, 24 de julho de 2025, às 15h, na área de vivência da Fundação EGMA, no Centro Histórico de São Luís, e marcou um avanço inédito na formação crítica, técnica e antirracista de servidores públicos maranhenses.
O curso surge como resposta à urgência de reconhecer e valorizar os saberes e trajetórias dos povos afrodescendentes, especialmente no contexto maranhense e caribenho. “A nova proposta de especialização da Fundação EGMA articula conhecimentos acadêmicos e populares com vistas à promoção de políticas públicas inclusivas, reparadoras e transformadoras. Com o sucesso da pós em Gestão da Cultura Maranhense, em andamento, o governo Carlos Brandão traz essa nova especialização, que reafirma o compromisso com uma educação mais plural e democrática” pontuou a presidente da Fundação EGMA, Leuzinete Pereira.
A solenidade de lançamento, que antecedeu o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha (25 de julho), contou com apresentação cultural e entrega do Projeto Político-Pedagógico ao Conselho Estadual de Educação. Em breve, serão lançados editais para professores e alunos.
Esse lançamento marca também o fortalecimento dos acordos internacionais de cooperação entre o Maranhão e a Jamaica, dando continuidade aos compromissos firmados durante visita dos Ministros de Turismo da Jamaica e do Brasil.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI